Itabuna leva serviços sociais e educativos para famÃlias do aterro
A Secretária da Assistência Social – SAS promoverá na sexta-feira, 18, uma série de atividades sócio-recreativas e de lazer para as famílias que vivem na Fazenda Duas Barras, próximo ao aterro sanitário, e para os estudantes da Escola Municipal Avelina Sandes de Aquino. Será uma manhã de “Ação e Cidadania”, dentro da proposta de estreitar a relação entre o poder público e a comunidade e ao mesmo tempo levar serviços para as famílias que moram mais afastadas da área central da cidade, conforme destaca o secretário da Assistência Social, José Carlos Trindade.
A programação será aberta às 8 horas com uma palestra abordando os cuidados com a água para consumo humano, que deve ser limpa, filtrada ou fervida e como evitar doenças simples como verminoses. Entre os serviços que serão disponibilizados pelos técnicos do Departamento de Combate à Pobreza e pela coordenação do Programa Infoleite da SAS estão aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV, prevenção do câncer de mama, pesagem de crianças de dois a sete anos, além de corte de cabelo masculino e feminino, manicure, sobrancelhas e maquiagem
Também haverá a distribuição de brindes para a garotada, além de brincadeiras e de creme e escova dentais e preservativos para os adultos. Entre os brindes estão livros de histórias infantis e sacolas padronizadas que também serão usadas para a entrega de leite do programa Infoleite do Governo Federal e executado pela secretaria municipal da Assistência Social.
O alimento é destinado às crianças de até sete anos matriculadas na rede municipal. Cada uma recebe cinco litros de leite por semana. Segundo a coordenadora do Infoleite, Evani Santiago, o programa tem como objetivo combater a fome e a desnutrição, além de promover a segurança alimentar e nutricional do público infantil, por meio do incentivo ao consumo do leite.
O diretor do Departamento de Combate à Pobreza, Elan Barros, informou que o programa do leite já atende hoje 4.703 crianças das escolas municipais, mais que o dobro do ano passado, quando pouco mais de 2.200 crianças eram beneficiadas. O aumento no número de beneficiários, segundo Elan, se deu devido à busca ativa que está sendo feita pelas equipes da SAS, diretamente nas escolas e por meio de reuniões com famílias cadastradas no Programa Bolsa Família.